O grupo Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) marcou presença nos shows de encerramento do Festival Acordes do Amanhã nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro e Petrópolis. Na quinta-feira, 13, a Orquestra subiu ao palco ao lado do músico Silvério Pontes e da cantora Fernanda Abreu na Praia de Icaraí, em Niterói, embalando o público ao som do repertório formado por canções da música popular brasileira. Na sexta-feira, 14, o grupo e Silvério Pontes se apresentaram na capital carioca, movimentando o público na Cinelândia, e no sábado, 15, levaram música para o Palácio de Cristal em Petrópolis.
Sobre a Orquestra
Criada em 2007, a OSA é a principal formação orquestral do “Programa Aprendiz – Música na Escola”, mantido pela Prefeitura de Niterói, e funciona como plataforma de inserção do jovem nas universidades e no mercado profissional da música. Hoje, há vários integrantes e ex-integrantes da OSA que iniciaram suas carreiras em orquestras profissionais e que seguiram formação no magistério. A orquestra é uma oportunidade para que alunos egressos das escolas municipais possam dar continuidade aos estudos musicais, aprofundando seu aprendizado. Assim, os jovens aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, e podem vivenciar a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.
Composta por 40 jovens instrumentistas – com idades entre 13 e 22 anos – e sob a regência do maestro Evandro Rodriguese, a OSA apresenta um repertório musical que contempla a música popular brasileira, indo desde a Bossa Nova de Vinicius de Moraes ao Choro de Pixinguinha, nas quais também se fazem presentes canções natalinas.
Silvério Pontes
Silvério Rocha Pontes é um compositor e trompetista brasileiro. Conheceu o trombonista Zé da Velha e, logo no início da década de 1980, formaram uma dupla instrumental. Completando 40 anos de carreira, o músico – que dedica seu repertório ao choro – comemora, juntamente com a Orquestra Sinfônica Aprendiz a celebração da música popular brasileira.