Enel Distribuição Ceará e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, apresentam
Close

João Bosco

João Bosco

João Bosco de Freitas Mucci, mais conhecido como João Bosco, nasceu em Ponte Nova no dia 13 de julho de 1946. Cantor, compositor e violonista, viveu sua infância em um ambiente musical. O bandolim, o piano, o canto e o violino faziam parte de seu cotidiano familiar. Aos 12 anos de idade, ganhou um violão verde e passou a integrar o conjunto de rock X-Gare. Alguns anos depois, ingressou na Escola de Minas, em Ouro Preto, cursando Engenharia Civil. Apesar de não deixar de lado os estudos, dedicava-se sobremaneira à carreira musical, influenciado principalmente por gêneros como jazz, bossa nova e tropicalismo.

Em seus mais de 40 anos de carreira, soma no currículo parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Chico Buarque, Arnaldo Antunes, o poeta Vinicius de Moraes e Aldir Blanc, com quem desenvolveu algumas de suas mais famosas canções, como “O Mestre Sala dos Mares”, “O Bêbado e A Equilibrista”, “Bala com Bala”, “Kid Cavaquinho”, “Caça à Raposa”, “Falso Brilhante”, “O Rancho da Goiabada”, “De Frente Pro Crime”, “Fantasia”, “Bodas de prata”, “Latin Lover”, “O Ronco da Cuíca”, “Corsário”, entre outras.

Seu último lançamento, o álbum ‘Mano Que Zuera’, reúne 11 canções e parcerias inéditas com o filho Chico Bosco, que também assina a produção musical. Dessas parcerias, o single ‘Onde Estiver’, que nasceu de conversas entre pai e filho, se destaca pela força poética e arranjo primoroso, que já toca nas principais rádios do Brasil. Além das inúmeras parcerias com o filho, o projeto conta ainda com clássicos como ‘Sinhá’ (parceria com Chico Buarque), ‘Duro na Queda’ e ‘João do Pulo’ (Parcerias com Aldir Blanc), esta última contando com uma fusão sonora com a canção ‘Clube da Esquina No 2’, e o encontro inédito com a composição de Arnaldo Antunes em ‘Ultraleve’, onde a filha Júlia Bosco também faz uma participação.

 

Related Posts