Fechar

Jequitibá do Samba

Jequitibá do Samba

Criado em 2010, o Jequitibá do Samba ​é um grupo formado por jovens músicos do Rio de Janeiro, atuantes nas rodas de samba e choro de tradicionais casas da Lapa, de Santa Teresa e do centro (como o Trapiche Gamboa, o Carioca da Gema e a Casa do Choro, principalmente), entre diversas outras rodas e formações pela cidade, como o Samba da Ouvidor.

Com o nome inspirado no samba homônimo dos compositores mangueirenses José Ramos e Marcelino Ramos, o Jequitibá do Samba se diferencia dos demais grupos atuais do gênero por, mesmo sendo composto por músicos na faixa dos 30 anos, desde o início ter como característica marcante um repertório de sambas tradicionais de todas as épocas e também autorais dos integrantes. O destaque é a sonoridade das apresentações, fruto do trabalho cuidadoso de cada componente – que fundamenta seu aprendizado no legado daqueles que, com técnica, talento e criatividade, fizeram escola na música popular brasileira, como Dino, Meira, Canhoto, Jonas, Luna, Marçal e Elizeu, Jorginho, Doutor, Gordinho e tantos outros. O entrosamento de anos entre os integrantes e a liberdade para todos cantarem, juntos ou não, além de tocarem, também são características marcantes e singulares da formação.

O principal critério de seleção do repertório é a beleza dos contornos melódicos e a sinceridade das poesias dos versos. Acreditando que um bom samba não tem idade, o grupo contempla os inesquecíveis sambas da década de 1930 do Estácio, passando pelos sambas saídos dos terreiros das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro, sem se esquecer das obras-primas de grandes compositores, como Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Cartola, Candeia, Zé Kéti, Mauro Duarte, Paulinho da Viola e Paulo César Pinheiro, entre muitos outros cuja obra persiste pouco explorada.

Posts Relacionados