Fechar

Guilherme Pimenta Quarteto

Guilherme Pimenta Quarteto

O Guilherme Pimenta Quarteto lançou em 2018 o EP “Violino na Roda” apresentando um trabalho relevante para a efervescente cena da música instrumental e elogiado por grandes violinistas do Jazz. O grupo, formado por Guilherme Pimenta (violino), Pablo Arruda (contrabaixo) e Daniel Ganc (violão) e Lourenço Vasconcellos (bateria), faz um show descontraído e dançante com destaque para as composições autorais. Eles já passaram por palcos importantes como o da Casa do Choro, do Circo Voador e de festivais como Verão Arte Contemporânea em Belo Horizonte e além de acumularem prêmios como no I e II Festival de Música do Zimba.

Guilherme Pimenta é violinista e compositor e vem se destacando no cena instrumental por trazer seu instrumento para o contexto popular. Ele já se apresentou com diversos grupos como Conjunto Época de Ouro, Orquestra de Sopros da ProArte, participou de diferentes projetos em países como Estados Unidos, Bélgica, França e Suíça, foi aprovado em concursos como Jovem Músico BDMG e gravou com artistas no Brasil e no exterior. Atualmente, Guilherme integra o grupo de MPB Papagaio Sabido, com quem lançou o disco “Revoada”(2017) e desenvolve intensa atividade com o Guilherme Pimenta Quarteto e com o Pimenta Jazz Trio, com o qual está produzindo a websérie “Levando Som”. Em 2018, o músico lançou seu primeiro EP intitulado “Violino na roda”. Como professor, Guilherme tem levado seu workshop de “Música popular e improvisação para cordas friccionadas” em algumas universidades do Brasil e em 2017, realizou a atividade na Suíça.

Daniel Ganc nasceu em uma família de tradição musical e formou-se Bacharel em violão em 2012 pela UFRJ. Participou de diversos festivais e concursos de violão (finalista e menção honrosa na VII Seleção de Novos Talentos da AV-Rio em 2009) e foi um dos vencedores do concurso Novas 3 em 2016 promovido pela violonista Elodie Bouny. Além de sua formação erudita, Daniel Ganc atua frequentemente na noite carioca tocando sambas, choros e música nordestina. Integra projetos como o Quarteto Geral, dentre outros.

Pablo Arruda é baixista e compositor formado em contrabaixo pela UNIRIO, estudou com Dave Zinno, Paulo Russo, Gael Lhumeaux e Antonio Arzolla. Já trabalhou com Leo Gandelman, Hermeto Pascoal, Nova Lapa Jazz, Elza Soares, Além do quarteto Relógio de Dalí também é integrante do Quinteto Nuclear, Grupo Água Viva, do grupo do cantor Rubel, da banda de rock Taranta e desenvolve seu trabalho autoral Pablo Arruda Quarteto.

Lourenço Vasconcellos é baterista, percussionista e compositor e sempre foi um músico interessado em conhecer e dialogar com as mais variadas linguagens musicais. Formado em composição pela UFRJ e mestre em jazz studies com foco na bateria pela UofL ( EUA) transita com facilidade pelos mundos da música de concerto, da improvisação, da música popular brasileira, do jazz e do rock. Atualmente, dedica-se aos grupos Relógio de Dalí, Banda Taranta, Letrux e ao Lourenço Vasconcellos Trio.

 

Posts Relacionados