Fechar

Festival Acordes do Amanhã chega para movimentar a cena musical cearense

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Festival Acordes do Amanhã chega para movimentar a cena musical cearense

Festival Acordes do Amanhã chega para movimentar a cena musical cearense

As atividades artísticas, criativas e de espetáculos lideram a lista de serviços que mais foram afetadas durante a pandemia. Foi o que o Ministério da Economia divulgou no último trimestre de 2020. A solução para o setor foi contar com a ajuda de auxílios e editais de projetos, em versões online, que surgiram para socorrer a área e diminuir a distância entre público e a classe artística.

O Festival Acordes do Amanhã acontece desde 2017 e surge para atender a uma demanda social. O festival visa gerar um impacto positivo na sociedade. “A política pública tem de estar antenada com os anseios e as necessidades de sua comunidade. A Quitanda Soluções Criativas se insere neste lugar de perceber a rede de demandas sociais e construir projetos que atendam a esses anseios”, explica Mardonio Barros, um dos coordenadores da realizadora do evento.

O rapper Erivan Produtos do Morro foi um dos artistas que sentiu de perto as dificuldades deste período de pandemia e conseguiu participar da edição #FicaEmCasa, em 2020. “O último ano foi muito difícil, esse agora também não está sendo fácil. Só agora que estão chegando as vacinas e a galera está tomando, isso na esperança de só futuramente a gente se encontrar nos palcos de novo”, pontuou o também produtor musical.

Enquanto esse momento de encontros presenciais não chega, muitas iniciativas apostaram e continuam apostando no formato digital. Ano passado, o Festival Acordes do Amanhã #FicaEmCasa aderiu a uma versão online, que foi um sucesso. Com a mesma proposta este ano, em sua quinta edição, o Festival Acordes do Amanhã chega para ser mais uma alternativa à cena musical. Além de propor uma ajuda de custo aos artistas no valor de 1 mil reais, o festival, que vem com o tema #MúsicasQueAbraçam, propõe uma programação na qual a música seja um agente transformador e de cura.

Veja também: Festival Acordes do Amanhã abre convocatória para artistas cearenses

“É muito importante para gente poder entrar nessa rota de retomada criativa, retomada cultural, de criar oportunidades para quem estava parado ou com dificuldades de fazer apresentações. Foi isso na edição passada, que aconteceu em meio a pandemia. Mais uma vez, o festival vem com essa proposta de fazer chegar aos músicos o recurso a um número mais significativo possível. Tentamos ser bem abrangentes para estender e acolher o máximo de gente possível”, ressaltou Mardonio Barros.

Ultrapassando barreiras físicas

“Por meio desses projetos, dessas iniciativas virtuais, a gente acabou levando o nosso trampo para todo o mundo. Não precisamos sair de casa pra cantar pra galera ao vivo. Ali, naquele espaço de telas, a galera já está curtindo, até mesmo em outros países. Teve muita gente de fora que acompanhou, mesmo com a diferença de fuso horário. Por isso acho tão importante que esse formato cresça”, ressaltou o rapper Erivan Produtos do Morro.

Fundador da Produtos do Morro Rec, o rapper e produtor musical Erivan Produtos do Morro entende a importância do digital. Foto reprodução/2018.
Fundador da Produtos do Morro Rec, o rapper e produtor musical Erivan Produtos do Morro entende a importância do digital para seu trabalho. Foto reprodução/2018.

Com edições anteriores tendo como carro chefe a itinerância, o festival, durante esse momento de isolamento, mostrou que pode alcançar um outro público, muito maior por sinal, já que não há barreiras físicas. Só na quarta edição, o Festival Acordes do Amanhã mobilizou um público de 547 mil pessoas, número que representa a grande maioria do público do festival, que ao longo de quatro edições teve um público total de 642 mil. 

Essas mais de 500 mil pessoas, que participaram do festivanl ano passado, puderam ver e ouvir o melhor da música cearense sem sair de casa, incluindo países como os Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal, Reino Unido e Argentina. Essa ampliação de públicos possibilita uma visibilidade maior aos artistas.

“Os projetos virtuais foram as melhores coisas que aconteceram, porque fez a ligação entre os artistas e o público em casa. Imagina se não tivesse nem o virtual, o online, o computador, a internet. A gente não teria feito nada e a galera ia cada vez mais ficar isolada. Os shows online, de uma certa forma, ajudaram a todos neste período de isolamento”, concluiu o rapper.

O V Festival Acordes do Amanhã, edição #MúsicasQueAbraçam, está com inscrições abertas para 100 atrações cearenses. A convocatória segue até o dia 20 de agosto e o resultado será divulgado dia 27. As lives das apresentações estão marcadas para acontecer entre os dias 1 e 15 de setembro, na rede social do artista e no canal oficial do Festival. 

Veja também: edital completo e formulário de inscrição

Além da Quitanda Soluções Criativas, quem também realiza o festival é o Instituto BR Arte, com produção da Cinco Elementos Produções e produção executiva da Marco Zero Produções. O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado do Ceará, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, via lei de incentivo à cultura. 

Serviço

V Festival Acordes do Amanhã – #MúsicasQueAbraçam

Inscrições para artistas: 6 a 20 de agosto

Apresentações: 1 a 15 de setembro

Mais informações: www.festivalacordesdoamanha.com.br

Posts Relacionados