Fechar

Choro Novo

Choro Novo

O choro é a primeira música instrumental urbana originalmente brasileira, isto é, resultado das transformações e do modo de pensar e viver socioculturalmente no século XIX e início do século XX. A cidade, durante o século XX, incorporou novas práticas culturais e viveres que se traduziram na produção de novos discursos e conhecimentos nas áreas tecnológicas, sociais, culturais, humanas, políticas, econômicas e artísticas. Tal trajetória fez com que as grandes cidades figurassem como centros do desenvolvimento contemporâneo no séc. XXI. Nesse contexto, assim
como outras manifestações artístico-musicais, o Choro incorporou (e foi incorporado em) novos discursos, diálogos e atores, resistindo e se reinventando como prática sociocultural que muito tem a dizer à cidade, ao mesmo tempo em que também a representa como um de seus porta-vozes desde seu surgimento.

O projeto Choro Novo – Sotaques & Influências celebra o encontro de três músicos que, com experiências e formações musicais distintas, se reuniram para tocar Choro. E que, a partir da riqueza de possibilidades sonoras e musicais deste gênero, encontraram canais de expressão para outro fazeres e aconteceres musicais eruditos e populares, regionais e urbanos, nacionais e internacionais, na construção de um discurso sonoro entre a cidade e suas transformações, tendo o Choro como escola onde se aprende o diálogo com diferentes canais de expressão sonora e na contemporaneidade.

O resultado deste projeto é mostrar ao público o Choro como linguagem musical, obra de arte pronta, que muito contribui para a sensibilização e a descoberta de novos e dos já inúmeros e diversos gêneros musicais existentes: seja na formação de novos músicos, seja na formação de novas plateias. Enfim, produzindo o contato e o encantamento necessários para a expressão e o reconhecimento dos “Sotaques & Influências” que tornam tão especial e original a música brasileira na sua totalidade.

Posts Relacionados