Fechar

Choro Grande Banda

Choro Grande Banda

Choro Grande Banda foi fundada em março de 2014, inicialmente com o nome Grupo de Choro da UECE. Com existência dedicada à atividade artístico-cultural na comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará, atua com repertório e formação diversos, sob a orientação do Prof. Ms. Pablo Garcia.

Desde a sua fundação está em constante processo de pesquisa sobre a música instrumental brasileira, especificamente o Choro. Durante o ano de 2016, pesquisou as obras de música instrumental de Luiz Gonzaga, K-ximbinho, Pixinguinha e seus arranjos para formação de banda. O grupo realizou uma releitura da obra de compositores de vários períodos da música erudita. Uma proposta que começou sob a influência do flautista Altamiro Carrilho, onde peças barrocas, clássicas e românticas são apresentadas em formato regional de Choro, com jeito brasileiro de se fazer música. Essa proposta foi apresentada no Theatro José de Alencar junto à Orquestra Sinfônica da UECE – OSUECE, a convite do Maestro Alfredo Barros, com participação especial do bandolinista Jorge Cardoso. Durante o carnaval de 2018 em Fortaleza, o grupo
apresentou juntamente com a Orquestra Popular do Nordeste sob a coordenação de Pedro Madeira o show “O Carnaval de Pixinguinha”, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com apoio do Porto Iracema das Artes e Koisa e Tao Produções.

Atualmente, o grupo se dedica a estudar a formação instrumental das bandas de choro dirigidas por Pixinguinha, com arranjos produzidos para dois discos lançados pela gravadora Sinter na década de 1950: “O carnaval da Velha Guarda” e “Assim é que é”, além do estudo de performance musical, repertório, pesquisa também a história, a origem e a evolução social de músicos e compositores no contexto da música brasileira popular do século XX, homenageando instrumentistas como Zé Menezes, Maurício Carrilho e Jacob do Bandolim, dentre outros.

Posts Relacionados