Fechar

Camerata do Projeto Ação Social pela Música do Brasil

  • Home
  •  / 
  • Atrações
  •  / 
  • Camerata do Projeto Ação Social pela Música do Brasil

Camerata do Projeto Ação Social pela Música do Brasil

A Camerata do Projeto Ação Social pela Música do Brasil surge em Petrópolis com o objetivo de mostrar que jovens também podem executar boa música. Liderados pelo violista Gabriel Veloso, o conjunto tem por intuito levar cultura e emoção para as mais variadas plateias, tanto no cenário atual como no internacional.

Fundada em 1994, a Ação Social pela Música do Brasil – ASMB é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que, em sua vertente socioeducativa, visa à inclusão social e à formação da cidadania através da música clássica para crianças, adolescentes e jovens residentes em comunidades socioeconomicamente desfavorecidas e em situação de vulnerabilidade social. Ao aprimorarem seus estudos nas aulas oferecidas pelo projeto, os alunos sentem a necessidade de alçar voos maiores, procurando trabalhar um repertório mais rebuscado e refinado. A Camerata do Projeto é composta hoje por 12 jovens que sentiram necessidade de fazer um grupo menor para se aprimorar na música de câmara, tendo, como produto final, apresentações em lugares como o Teatro Santa Cecília, Universidade Católica de Petrópolis, Casa Cláudio de Souza, dentre outros. No mês de outubro de 2018, a Camerata participou do XVIII Encuentro Internacional de Orquestas Juveniles na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Ali, os meninos puderam ter uma experiência única de conhecimento e aprimoramento técnico de seus respectivos instrumentos.
Em Petrópolis, o referido projeto foi implantado no ano de 2011 e é patrocinado pela GE-Celma, uma grande empresa cidadã. Atende atualmente a 280 crianças em seus dois núcleos – na Mosela e no Vale do Cuiabá.

Posts Relacionados