Fechar

Artistas de Fortaleza e mais 19 cidades do Ceará se inscreveram no Festival Acordes do Amanhã #MúsicasQueAbraçam

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Artistas de Fortaleza e mais 19 cidades do Ceará se inscreveram no Festival Acordes do Amanhã #MúsicasQueAbraçam

Artistas de Fortaleza e mais 19 cidades do Ceará se inscreveram no Festival Acordes do Amanhã #MúsicasQueAbraçam

Durante 16 dias de convocatória, a quinta edição do Festival Acordes do Amanhã recebeu um total de 242 artistas inscritos, dos mais diversos gêneros e localidades do estado do Ceará. Além de Fortaleza, a edição #MúsicasQueAbraçam, recebeu inscrições de cidades como: Juazeiro do Norte, Crato, Maranguape, Sobral, Viçosa do Ceará, Tianguá, Aquiraz, Quixeramobim, Guaramiranga, Paracuru, Brejo Santo, Cruz, Quixadá, Maracanaú, Caucaia, Varjota, Icó, Limoeiro do Norte e Uruoca. O resultado da convocatória será divulgado no dia 27 de agosto, no site oficial do evento. 

Serão escolhidas 100 atrações para se apresentarem, de forma online, entre os dias 1 e 15 de setembro. Os pocket shows serão transmitidos na rede social de maior alcance do artista e retransmitida pelo canal do Youtube da Quitanda Soluções Criativas. A programação completa, com a ordem de apresentação, deverá ser divulgada logo após o anúncio dos artistas selecionados.

Leia também: Acordes do Amanhã chega para movimentar a cena musical cearense.

A seleção será feita por uma banca formada por profissionais da linguagem musical. Os critérios de seleção, como estavam especificados no documento da convocatória, são: atendimento pleno ao edital, diversidade cultural e análise da proposta de repertório, que deve ser 60% autoral. Com uma proposta de levar mostrar a música como uma forma de aconchego ao público, o Festival Acordes do Amanhã #MúsicasQueAbraçam espera alcançar um público de todos os cantos do país, e até mesmo de outras partes do mundo.

Números das edições passadas

Na primeira edição, em 2017, o Festival teve como tema “Sons que transformam”. Durante os dias 27 e 30 de abril, o evento itinerante  abraçou as cidades  de Fortaleza, Orós, Itapajé, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Aquiraz e Guaramiranga, acolhendo 25.860 pessoas e cerca de 120 apresentações em espaços públicos.

No ano seguinte, em sua segunda edição, a temática foi “Somos música”, que levou todos a pensarem como a música se integra à cidade. Como forma de simbolizar a importância do impacto da arte no cotidiano de quem vive o espaço público, o Acordes do Amanhã promoveu 307 apresentações. Delas, 167 apresentações ocorreram no Rio de Janeiro, no mês de dezembro, e 140 ocorreram no Ceará afora durante o mês de novembro. 

A edição de 2019, apostando na diversidade que a arte proporciona, veio com o tema “Música para todxs”. As cidades como Croatá, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Guaraciaba do Norte, Paracuru, Guaramiranga, Itapajé, Pindoretama, Aquiraz e Fortaleza receberam apresentações durante os dias 8 e 29 de novembro.

Em 2020, em meio ao isolamento social, o Acordes se negou a abrir mão dos encontros e se reinventou ao propor uma versão online do projeto. A edição “#FicaEmCasa” levou 40 artistas cearenses e mais 9 atrações nacionais aos lares das pessoas e  mobilizou um público equivalente a 547 mil pessoas. Este ano, com a edição #MúsicasQueAbraçam, que também acontece de forma digital, esperamos alcançar o mesmo público.

Leia também: Como usar a música para o aconchego e o autocuidado.

Ao longo dessas quatro edições foram 2.200 artistas da música, divididos em 564 apresentações. O Festival Acordes do Amanhã já atingiu um público estimado de 642 mil pessoas, passando por mais de 40 cidades de 4 estados.

O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado do Ceará, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, via lei de incentivo à cultura. O Festival tem realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR Arte. A produção é da Cinco Elementos Produções e a produção executiva é da Marco Zero Produções. 

Serviço

Festival Acordes do Amanhã #MúsicasQueAbraçam

Resultado da convocatória: 27 de agosto/2021

Apresentações: 01 de setembro a 15 de setembro//2021

Mais informações: www.festivalacordesdoamanha.com.br.

Posts Relacionados