Praças, escolas, hospitais, feiras livres, terminais de ônibus e linhas de metrô já serviram de palco para os diversos artistas cearenses que participaram das primeiras três edições do Festival Acordes do Amanhã. Ano passado, em meio ao isolamento social, proposto para o controle do coronavírus, a cena musical usou a tecnologia para mostrar de dentro de suas casas o poder que a música tem. 

Na primeira edição, em 2017, o Festival teve como tema “Sons que transformam”. No ano seguinte, a temática foi “Somos música”, que levou todos a pensarem como a música se integra à cidade. A edição de 2019, apostando na diversidade que a arte proporciona, veio com o tema “Música para todxs”. Em 2020, sem poder sair de casa, o Acordes se negou a abrir mão dos encontros e se reinventou ao propor uma versão online do projeto. A edição “#FicaEmCasa” levou 40 artistas cearenses e 9 atrações nacionais aos lares das pessoas.

Só em 2020, com a edição #FicaEmCasa, o festival mobilizou um público equivalente a 547 mil pessoas. Ao longo dessas quatro edições foram 2.200 artistas da música, divididos em 564 apresentações. O Festival Acordes do Amanhã já atingiu um público estimado de 642 mil pessoas, passando por mais de 40 cidades de 4 estados.

O abraço sonoro em 2021

Nesta quinta edição, ainda num contexto de manutenção dos cuidados sanitários, o ambiente virtual será novamente a casa do Festival. A aparente distância que as telas revelam, entretanto, serão superadas na força de um abraço sonoro que não é, de forma alguma, frio e distante. O Festival Acordes do Amanhã #MúsicasQueAbraçam propõe acalanto em meio a um período tão desafiador e cheio de descaminhos que seguem revelando dores e impulsionando recomeços para muitos de nós. 

Serão 100 apresentações musicais de artistas cearenses feitas em diversas plataformas de streaming musical, que receberão ajuda de custo para promover esse aconchego dado pela música. Nas redes sociais, nosso convite é que o público possa abraçar e ser abraçado ao sentir como a música pode ser esse ponto de cura e cuidado. Por isso a hashtag #MúsicasQueAbraçam nos guiará nessa jornada.

Na busca pelo modelo híbrido de fruição que os tempos propiciam, o Acordes do Amanhã deste ano fará a gravação e transmissão de um web programa, a ser executado com todos os cuidados sanitários necessários recomendados pelos órgãos internacionais de saúde. O programa será gravado na Casa de Vovó Dedé e exibido no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube no dia 15 de setembro. 

O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Distribuição Ceará, Plataforma Sinfonia do Amanhã e Governo do Estado do Ceará, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, via lei de incentivo à cultura. O Festival tem realização da Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte, produção da Cinco Elementos Produções e produção executiva da Marco Zero Produções.