Fechar

Afro Olodumaré dos Palmares

Afro Olodumaré dos Palmares

Em 13 de maio de 1985, tendo como idealizador o Sr. Evandro M. Julho, seu presidente de honra, nascia o bloco Afro Olodumaré dos Palmares, com o objetivo de difundir a cultura afro-brasileira, lutar contra a discriminação racial e o preconceito social e econômico. Sob a direção do Presidente Evaldivino Marciano Julho, o Bloco Olodumaré, superando suas dificuldades financeiras e de infra-estrutura, pela falta de uma sede, realizava seus “terreirões” todos os domingos na Praça do Barreto, em Niterói, promovendo junto à comunidade e circunvizinhanças atividades culturais diversas, tais como: cursos de dança-afro, de modelo e manequim, aulas de percussão, entre outras atividades educacionais e culturais. Contando com jovens, adultos e crianças, o grupo chegou a contabilizar mais de mil associados.

O Bloco Olodumaré também já realizou diversas apresentações em boates, clubes, escolas, teatros e festas comunitárias, em várias cidades do estado do Rio de Janeiro e de outros estados. Como reconhecimento pelo seu trabalho, o grupo já recebeu diversas premiações,  como o troféu “Axé São Gonçalo” e o troféu “Raças”.

Refundado no dia 13 de maio de 2008, o Bloco Afro Olodumaré, como a exemplo poético da ave fênix, que renasce de suas cinzas, retoma seus trabalhos e atividades, respondendo ao nome de Bloco Afro Cultural Olodumaré, retornando ao sonho de aumentar a gama de suas atividades culturais e oferecer cada vez mais propostas que busquem tirar da marginalidade, das ruas e da violência os jovens, adultos e crianças, resgatando a cidadania e oferecendo um convívio social mais saudável, fraterno e digno.

 

 

Posts Relacionados