Close

Festival Acordes do Amanhã leva música gratuita para áreas públicas no estado do Rio de Janeiro

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Festival Acordes do Amanhã leva música gratuita para áreas públicas no estado do Rio de Janeiro

Festival Acordes do Amanhã leva música gratuita para áreas públicas no estado do Rio de Janeiro

De 13 a 19 de dezembro, cinco cidades fluminenses recebem a segunda edição do Festival Acordes do Amanhã. Niterói será o ponto de partida das apresentações, que seguem por Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e São Gonçalo, somando cerca de 140 intervenções musicais ao longo do festival

Com o intuito de conectar pessoas a expressões artísticas em áreas públicas e de fácil acesso a toda a população, o Festival Itinerante de Música Acordes do Amanhã, que integra a Plataforma Sinfonia do Amanhã, promovido pela Enel Distribuição Rio em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, chega à sua segunda edição com mais de 140 apresentações. Durante o evento, que acontece em cinco municípios do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 19 de dezembro, cerca de 500 músicos vão se apresentar em praças, feiras livres, hospitais, estações de barcos, trem e metrô, envolvendo escolas de música, orquestras, músicos profissionais e shows nacionais. O ponto de partida do circuito será a cidade de Niterói, no dia 13; chegando em seguida ao Rio de Janeiro, no dia 14; Petrópolis, no dia 15; Teresópolis, no dia 16; encerrando o roteiro pelas cidades fluminenses no dia 19, em São Gonçalo.

Nesta edição, o tema do Acordes do Amanhã será “Somos Música”, simbolizando a motivação de aproximar o público da arte e de estimular novas criações artísticas e a ocupação do espaço público. E para convidar a plateia a ter uma participação ativa durante o festival, cada um dos palcos terá sua estrutura dividida em dois lados: um para apresentação dos artistas e grupos musicais, e outro que será aberto ao público. Nesse espaço, quem quiser poderá subir ao palco para cantar no karaokê ou se apresentar com uma banda, usando os instrumentos que estarão disponíveis para serem tocados durante as apresentações.

Além de propiciar a aproximação de músicos com o público, o festival também dará oportunidade a crianças e jovens que integram a Plataforma Sinfonia do Amanhã, projeto criado há três anos pelos produtores culturais Paulo Feitosa e Mardonio Barros, organizadores do Acordes do Amanhã. Inserida em 29 escolas públicas nos estados de Goiás, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul com o objetivo de integrar experiências musicais em escolas e comunidades, a iniciativa já contempla 10 mil estudantes por todo o país, e durante o evento inaugura a participação de alunos também do Rio de Janeiro no projeto. “Entendemos que a Plataforma Sinfonia do Amanhã e as diferentes ações que os estudantes de música participam contribuem para avanços na qualidade da educação desses estudantes, já que para participarem das atividades os mesmos tem seu rendimento escolar e assiduidade acompanhados. Além disso, a Plataforma está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU – Educação de Qualidade, que a Enel é signatária. ” Débora Pinho, da área de Sustentabilidade da Enel.

“Ir ao encontro do público e estimular a formação de plateia. Esses são os pilares do festival Acordes do Amanhã, que busca ressignificar a produção musical ao possibilitar maior dimensão e visibilidade tanto para artistas que trabalham cantando ou tocando instrumentos em espaços públicos, quanto para músicos que já atuam profissionalmente em espaços tradicionais e também para quem está iniciando a carreira musical”, revela Paulo Feitosa, organizador do evento.

Em Niterói, onde o festival tem seu ponto de partida, serão 41 apresentações em 21 espaços públicos. Já na capital carioca, 37 intervenções musicais estarão distribuídas em 20 locais públicos da cidade. Em Petrópolis, 20 apresentações vão estar espalhadas em 14 lugares públicos. Já a cidade de Teresópolis reunirá 20 intervenções musicais em 7 locais. E para encerrar o evento, 20 intervenções acontecerão em 8 espaços na cidade de São Gonçalo.

Depois de passar pelo estado do Rio de Janeiro, o Acordes do Amanhã pega a estrada para proporcionar mais encontros musicais com a população em espaços públicos da Bahia, de Goiás e do Rio Grande do Sul. O festival estreou em novembro deste ano no Ceará, passando por Fortaleza e mais sete cidades do estado. Somente na região, foram cerca de 120 apresentações musicais em 36 locais, envolvendo mais de 80 grupos musicais, somando quase 690 artistas amadores e profissionais, crianças, jovens e adultos, com sons dos mais diversos gêneros musicais, propondo à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano.

O Festival Acordes do Amanhã é patrocinado pela Enel Distribuição Rio, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura; numa realização do Instituto BR Arte, da Alecrim Produções e da Quitanda das Artes; correalização da Prefeitura Municipal de Niterói através da Fundação de Artes de Niterói e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, Prefeitura de Petrópolis e Prefeitura de São Gonçalo; contando ainda com a produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.

 

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *