Uma celebração entre a arte e a cidade, levando música a praças, feiras livres, terminais de ônibus, linhas de metrô, escolas e hospitais. É o que promove o Acordes do Amanhã – Festival Itinerante de Música. Em novembro, o evento chegou à segunda edição passando por oito cidades cearenses. Entre os dias 9 e 17, passo por Fortaleza, Itapajé, Guaramiranga, Caucaia, Aquiraz, Sobral, Orós e Paracuru.

Em Fortaleza, cerca de 120 apresentações musicais ocuparam 36 locais, envolvendo mais de 80 grupos musicais e somando quase 690 artistas amadores e profissionais, crianças, jovens e adultos, com sons dos mais diversos gêneros musicais, propondo à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano. Do fone de ouvido no ônibus ao batuque na mesa do bar, da banda na casa de espetáculo ao artista que faz da rua o seu palco. Em diversas situações “Somos música”, lema desta edição.

Entre os dias 13 e 19 de dezembro, o Festival chega ao estado do Rio de Janeiro. Cerca de 500 músicos vão se apresentar em praças, feiras livres, hospitais, estações de barcos, trem e metrô, envolvendo escolas de música, orquestras, músicos profissionais e shows nacionais. O ponto de partida do circuito será a cidade de Niterói, no dia 13; chegando em seguida ao Rio de Janeiro, no dia 14; Petrópolis, no dia 15; Teresópolis, no dia 16; encerrando o roteiro pelas cidades fluminenses no dia 19, em São Gonçalo.

O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Brasil, Enel Distribuição Rio, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Governo do Estado do Ceará (através da Secretaria da Cultura), Governo do Estado do Rio de Janeiro (por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura), numa realização do Instituto BR Arte e da Quitanda das Artes, correalização da Universidade Federal do Ceará (por meio do Centro de Gestão para Resultados e da Pró-Reitoria de Extensão), da Prefeitura Municipal de Niterói (através da Fundação de Artes de Niterói) e da Prefeitura Municipal (por meio da Secretaria Municipal de Cultura), com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções. O evento tem parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a Prefeitura Municipal de Teresópolis, a Prefeitura de Petrópolis e a Prefeitura de São Gonçalo.

O Acordes do Amanhã é uma iniciativa que surge como um convite a permitir-se frear o passo e buscar outras interpretações possíveis para o mundo ao redor. É um manifesto a favor do encontro, pois a música junta pessoas, provoca sentimentos, instiga reflexões.