Close

A música reverbera por todo Rio de Janeiro em dezembro

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • A música reverbera por todo Rio de Janeiro em dezembro

A música reverbera por todo Rio de Janeiro em dezembro

De 13 a 19 de dezembro, cinco cidades fluminenses recebem a segunda edição do Festival Acordes do Amanhã. Niterói é o ponto de partida das apresentações, que seguem pela capital carioca, Petrópolis, Teresópolis e São Gonçalo, somando 138 intervenções musicais ao longo do festival.

 

Celebrar a arte nos espaços urbanos por meio da música é o que inspira o Acordes do Amanhã – Festival Itinerante de Música. Promovido pela Enel Distribuição Rio em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, o evento leva melodias harmoniosas a praças, feiras livres, estações de trem e de metrô durante sua segunda edição, que começa dia 13 de dezembro em Niterói, chega à capital carioca no dia 14, seguindo para Petrópolis no dia 15, Teresópolis no dia 16 e encerra o roteiro pelas cidades fluminenses, dia 19, em São Gonçalo.

 

O Acordes do Amanhã é uma iniciativa que surge como um convite a permitir-se frear o passo e buscar outras interpretações possíveis para o mundo ao redor. É um manifesto a favor do encontro, pois a música junta pessoas, provoca sentimentos, instiga reflexões. O tema desta edição do Acordes do Amanhã é “Somos Música”, como forma de simbolizar a importância do impacto da arte no cotidiano de quem vive o espaço público.

 

Ao todo, são cerca 138 apresentações no estado do Rio de Janeiro, envolvendo escolas de música, orquestras, músicos profissionais e shows nacionais. Em Niterói, onde o festival inicia, são 41 apresentações em 21 espaços públicos. Já na capital carioca, são 37 intervenções musicais, distribuídas em 20 locais públicos da cidade. Em Petrópolis, 20 apresentações se espalham em 14 lugares públicos da cidade. A cidade de Teresópolis reúne 20 intervenções musicais que serão divididas em 7 locais. E, em São Gonçalo, 20 intervenções ocorrem em 8 espaços da cidade.

 

O Festival Acordes do Amanhã é patrocinado pela Enel Distribuição Rio, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura; numa realização do Instituto BR Arte, da Alecrim Produções e da Quitanda das Artes; correalização da Prefeitura Municipal de Niterói por meio da Fundação de Artes de Niterói e da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, Prefeitura de Petrópolis e a Prefeitura de São Gonçalo; ainda conta com a produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.

 

O Acordes do Amanhã estreou sua segunda edição em novembro no Ceará, passando por Fortaleza e mais sete cidades do estado. Somente na capital cearense, foram cerca de 120 apresentações musicais em 36 locais, envolvendo mais de 80 grupos musicais, somando quase 690 artistas amadores e profissionais, crianças, jovens e adultos, com sons dos mais diversos gêneros musicais, propondo à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano.

 

Depois do Rio de Janeiro, o Acordes do Amanhã pega a estrada para proporcionar mais encontros musicais com a população em espaços públicos da Bahia, de Goiás e do Rio Grande do Sul.

 

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, uma empresa da multinacional de energia Enel, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé somam a maior concentração do universo de 3,09 milhões de clientes atendidos pela companhia. A distribuidora também desenvolve um programa de Responsabilidade Social que é baseado no tripé da sustentabilidade, que abrange os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Related Posts